sábado, 8 de outubro de 2011

Os direitos humanos são (des)necessários para vivermos em sociedade?

Como todos sabemos os direitos humanos são fundamentais para que possamos viver de uma forma digna e confortável connosco mesmo e com os outros.
É essencial para que possamos viver em sociedade, respeitarmo-nos uns aos outros, respeitar as opiniões de cada um, a sua privacidade, entre tantos outros aspectos necessários para podermo-nos integrar e relacionar com as outras pessoas.
Ou vocês acham, que senão nos respeitarmos uns aos outros é possível viver em sociedade?
Na minha opinião, não é possível vivermos em sociedade, pois viver em sociedade, implica em primeiro lugar conseguirmo-nos respeitar a nós próprios, para depois conseguirmos respeitar os outros.
Por um lado, não é possível viver em sociedade senão respeitarmos os outros, pois como é do conhecimento de todos, existiram períodos na história em que ninguém se respeitava, e as pessoas eram tratadas como se fossem objectos, eram capturadas e posteriormente levadas para câmaras-de-ar, onde acabavam por morrer. Quem não se lembra do holocausto? Que tanto sofrimento trouxe a tantas pessoas.
Outro exemplo, que também todos nos lembramos, ou porque os nossos familiares mais distantes o viveram, ou porque aquilo que nos contaram foi tão dramático que ficará sempre nas nossas lembranças, a ditadura. Neste período ninguém tinha direito à liberdade de expressão, e que actualmente é um direito tão vulgar , que, por vezes, desprezamos e não imaginamos como é viver sem podermos dizer aquilo que nos vai na alma, ou ainda pior, não termos o direito à vida , como aconteceu no holocausto, onde as pessoas com uma religião diferente eram mortas.
            E estes são só alguns dos muitos exemplos, que poderia ter nomeado e que de certeza que todos temos memórias sobre o que ouvimos ou lê-mos.
Efectivamente, este dois exemplos são comprovativos de que, de facto, não é possível viver sem nos respeitar-mos uns aos outros.
E o que está à vista de todos nós é que tanto o holocausto como a ditadura acabaram por cair. O que só prova que mais cedo ou mais tarde as pessoas se revoltam contra estas condições impostas e lutam pelos seus direitos.
E é esse tema precisamente, que nos trás aqui hoje, ou seja, se os direitos humanos são necessários ou desnecessários para vivermos em sociedade?
Como já podemos comprovar os direitos humanos são completamente necessários para vivermos em sociedade, porque senão existissem as pessoas iriam acabar por se revoltar como aconteceu naqueles dois períodos.
O que quer dizer que é essencial todos termos os mesmo direitos, quer sejamos, homens ou mulheres, asiáticos ou europeus, budistas ou islamistas. O importante é haver respeito pelo sexo da pessoa, pela sua língua, pela sua religião, ou seja, haver respeito pelas características de cada pessoa.
Para concluir, eu gostava ainda de dizer que por vezes nós não pensamos neste assunto, ou seja, na importância dos direitos humanos, pois quando nascemos já nascemos com os direitos e daí às vezes não lhes darmos a devida importância . Mas é essencial tentamos perceber como seria a nossa vida sem estes mesmos direitos, para lhes conseguirmos atribuir a devida importância.
Inês Moura, nº12

Sem comentários:

Enviar um comentário